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Com o poder do e-commerce, a tendência crescente da divulgação e venda online dos seus produtos, a busca por lojas virtuais cresceu muito nos últimos anos. Diante deste cenário qualquer web designer “antenado” as tendências, sabe que é necessário se atualizar e começar a desenvolver lojas online.

Até aqui quando o projeto se encontra na teoria tudo bem, e agora passando para o lado prático o que muda? - Basicamente, tudo! (aviso pois fui pega de surpresa).

Quem está adaptado a plataforma joomla, ainda consegue um “refresco”. Mas, quem está habituado a montar sites no combo html, css e jquery, a primeira coisa que alerto é que você vai ser obrigado a sair da sua “zona de conforto”.

Vou inicialmente separar os tópicos em que a maioria das pessoas cometem o equivoco de pensar que sendo web designer você está apto a desenvolver lojas. A resposta é simples e direta: A maioria NÃO ESTÁ . E qual o motivo para não estar?

Bem o maior motivo é que você terá que aprender a desenvolver seus trabalhos a partir de um sistema que já existe (Joomla) e tentar alterá-lo. O que não é uma tarefa simples, principalmente para aquelas que não tem conhecimento avançado em .php.

Existem inúmeras soluções para desenvolvimento no mercado e cabe a você analisar e ver qual é a melhor alternativa para cada trabalho. Neste caso iremos falar com Joomla e VirtueMart 2.0.

1.0 Primeiro passo

É a difícil decisão de optar por um Framework ou desenvolver um. Claro ambos tem suas vantagens e desvantagens. Particularmente, acho mais fácil você montar um e ter controle absoluto, do que perder horas tentando entender a logica que o desenvolvedor utilizou para chegar ao resultado final. Claro isso depende da habilidade e tempo disponível de cada um.

1.1 Layout/ tema

Tendo em mente que você escolheu desenvolver seu próprio layout o que no Joomla tem o termo técnico de “thema”. Acostume-se a essa sintaxe <jdoc:include type="modules" name="meumodulo" />. O Joomla é um sistema modular, ou seja, baseado em módulos que falando diretamente serão as suas posições no layout. Para os adeptos da “div mania” é basicamente a mesma coisa.

Exemplo:

<div id=”header”>
<jdoc:include type="modules" name="header">
</div>

Esse código acima vai te permitir customizar via css o modulo(posição) header.

2.0 O virtuemart

O lógica do VirtueMart é simples e vou resumi-la de uma forma que facilite o entendimento.

Fabricante do produto > categorias dos produtos > produtos > método de envio > método de pagamento > vendeu!

Claro que para chegar até esse estágio existe um trabalho árduo e manual.
A tópico fabricantes, categorias e produtos é básico e vai variar de acordo com o que você deseja, mas garanto, essa parte é a mais tranquila e um simples tutorial te torna capaz de fazê-lo.


2.1 Método de envio

Eis que aqui começa o problema dos “brazucas”.
Como sabemos o Joomla e o VirtueMart são desenvolvidos fora do Brasil, então os métodos padrões de envio são construídos de acordo com o país, pois a parte de logística funciona diferente em cada país.

Aqui no Brasil os dois que ganham disparados e teoricamente são padrões são: Correios e PAC

2.1.1 Correios e PAC

Aqui você terá que tomar um decisão importante, e a chave para sua decisão está aqui:

Tem conhecimento avançado em php? Tem tempo para desenvolver o seu plugin?

Se a resposta para ambos for sim, a partir daqui você terá que desenvolver um plugin nos
padrões Joomla para integrar a sua loja ao correios e pac.

Caso a resposta seja não, prepare o bolso pois você terá de comprar um plugin comercial
para que você possa dar sequência a sua loja.

Ou ainda caso a sua necessidade não se enquadre nos 2 itens acima, ai o problema aumenta e
e você terá que por a “mão na massa” sozinho ou buscar um grupo interessado em te ajudar
a desenvolver.

2.1.2 Pagseguro e Pagamento digital

A mesma pergunta vale aqui.
Tem conhecimento avançado em php? Tem tempo para desenvolver o seu plugin?

E as respostas são as mesma do tópico anterior.

3.0 Customização da loja

Ao conseguir chegar a esse ponto, você já está teoricamente no “grand finale”. Faltam apenas algumas customizações que deveriam ser fáceis, como por exemplo mudar o botão comprar, a forma de visualização dos produtos na loja e as etapas para a finalização da compra.

É, mas ai pode surgir grandes problemas pois nesse ponto o sistema não é para leigos e sim para profissionais avançados que vão fazer alterações diretamente no código fonte do virtuemart.

Vou listar algumas das maiores dificuldades que encontrei nessa etapa.

  1. Alterar os botões comprar, finalizar.
  2. Alterar a forma de visualização dos produtos
  3. Diminuir os passos para a finalização definitiva da compra.
  4. Envio de e-mail para o cliente.
  5. Falta de tutoriais explicativos.
  6. Retirar o botão detalhes dos produtos e fazer com o link seja a própria imagem.
  7. Alteração de idioma (lembre-se de já iniciar a loja no idioma que você escolheu, se não vai ser necessário, recadastrar todos os produtos novamente no idioma correto.
  8. 90% dos plugins são pagos e algumas empresas praticam preços altos.


Conclusão

Quando aceitar o desafio de montar uma loja virtual tenha um cuidado, dedique tempo com um bom planejamento, cálculo de custos para a ser repassado para o cliente, fundamental para um bom projeto.
Não adianta querer fechar o trabalho, abaixar o seu custo, pois no final das contas quem vai sair no prejuízo é você.
Lembre-se de calcular os valores dos plugins que serão necessários adquirir, para incluir no preço orçamento do projeto.
Construir uma loja leva mais tempo do que construir um site instrucional, portanto não tome como parâmetro o tempo médio que você levaria para construir um site básico, se o fizer vai perder a credibilidade e atrasar a entrega no projeto.
Gaste um tempo lendo o manual do virtuemart e construa o layout de referência já visando algumas limitações ou o aumentando do prazo para adequar a sua necessidade.
Cuidado com o “exagero” no design, vai te custar uma grande trabalho dependendo do que você vendeu ao cliente.

O foco principal de uma loja é o produto, então construa um layout em que o destaque seja o produto e a facilidade para a compra.
Mantenha as informações claras, construa a loja baseada em o que você gostaria de encontrar quando você for o consumidor final.
Mantenha a calma, entre em contato com profissionais da área, leia fóruns, a maioria das pessoas já passaram por dificuldades que você irá passar. Em muitos casos já existe uma solução, diminuindo assim o seu tempo de construção.

Compartilhe uma informação ou uma descoberta que você julgue importante, assim você fortace a comunidade e a qualidade do sistema aumenta.

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